O gênero Buteo é representado, no Brasil, por oito espécies de aves Falconiformes da família Accipitridae. De médio a grande porte, possuem hábitos singulares e ampla distribuição no território nacional.
O gavião-de-rabo-barrado Mede de 46 a 53 cm de comprimento e pesa até 565 gramas.
Habita preferencialmente áreas abertas, podendo sobrevoar as bordas de matas e florestas. Sua cor e forma de voar se assemelham à do urubu-de-cabeça-vermelha(Cathardes aura), por isso é difícil sua identificação em voo. Apesar de ser um gavião de ambientes abertos, sua ocorrência é incomum. A espécie é ameaçada pela destruição dos campos naturais e cerrados.
Espécie de ampla distribuição, ocorre dos Estados Unidos, México e América Central. Na América doSul, distribui-se do Equador, Peru, norte da Colômbia e na faixa oriental do norte do Brasil (desde o Amazonas, ao Ceará, Pernambuco, Alagoas e da Bahia ao Paraná), e na parte oeste do continente, do Paraguai até o norte da Bolívia.
O gavião-de-cauda-curta mede cerca de 35 a 45 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos. O morfo claro tem as partes superiores e lados da cabeça pretos no adulto e pardos no imaturo, partes inferiores branco-puras; na plumagem de imaturos morfo claro, as partes inferiores são bem amareladas. Além disso, os imaturos tem a cauda proporcionalmente maior, e com maior quantidade de barras. O morfo escuro tem plumagem escura, quase negra, com as secundárias mais escuras do que as primárias. Devido a essa característica, tem silhueta muito semelhante à de urubu-de-cabeca-preta(Coragyps atratus) em voo.
Habita campos com árvores, áreas florestadas permeadas de vegetação aberta e áreas urbanas. Normalmente é encontrado sozinho, ocasionalmente aos pares. Tende a passar despercebido devido ao fato de passar a maior parte do dia planando a grande altitude. Diversos estudos tem demonstrado que esta espécie parece ser mais comum do que se supunha. Há ainda indícios que suas populações estejam aumentando devido à sua adaptabilidade a alterações antrópicas. Em muitas regiões onde foram melhor estudados, na Argentina e nos EUA, o morfo escuro mostrou ser a forma mais comum. Paralelamente, observações de Meyer(2004) e Monsalvo(2010) sugerem que esta forma seria geneticamente dominante ao morfo claro. Essa possível predominância do morfo escuro poderia ser outra causa desta espécie passar despercebida, já que esses indivíduos facilmente são confundidos com urubu-de-cabeca-preta(Coragyps atratus), com o qual costumam compartilhar as térmicas.
Distribui-se desde o sul dos Estados Unidos (Flórida) e México até a Argentina e Paraguai, e em todo o Brasil.
A águia-chilena atinge aproximadamente 68cm de comprimento, possui quase dois metros de envergadura, dotada de asas compridas e largas e cauda curta. A águia chilena é identificada no vôo por sua cauda em forma de cunha curta que projeta-se mal em suas asas longas e largas. Plana muito proximo a areas montanhosas onde fica por muito tempo planando a procura de comida, conhecida também como gavião-pé-de-serra.
Habita montanhas e campos. Ocorre das Cordilheira dos Andes até o sul da Argentina. No Brasil pode ser encontrado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí indo até o Rio Grande do Norte.
O gavião-pedrês mede cerca de 43 cm de comprimento, pesando de 378 a 660 gramas. Tem uma envergadura de asas de até 98 cm. Possui as partes superiores cinza-claras, partes inferiores finamente barradas de cinza e branco, cauda atravessada por uma faixa branca. O Imaturo tem as bases primárias amareladas.
Vive na borda de matas, campos, cerrados e florestas. Ave rápida e ágil, bate asas e plana por pouco tempo para arrebatar a presa. No voo, usa as correntes de ar quente para adquirir altura.
Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.
O gavião-de-asa-larga mede de comprimento 35 a 43 cm. O peso é aproximadamente 400 gramas.
Vive em Bosques semi-abertos, e em borda de matas. Predador pequeno mas copulento, com asas largas e pontiagudas e cabeça pequena. Voa em bandos. Observa-se nas bordas de florestas, em campos, e plantações do café.
Espécie migratória setentrional. Pouco registrado no Brasil. Temos regristros do noroeste do Amazonas e sudoeste do Mato Grosso. E outros registros para os arredores de Manaus e Rondônia (Willis 1977, Stotz 1992).
O gavião-papa-gafanhoto mede de 43 a 55cm de comprimento. Trata-se de um gavião de grande porte, altamente polimórfico. O nome papa-gafanhoto faz referência à sua alimentação baseada em ortópteros.
Habita em áreas abertas: campos, pastos, plantações e pradarias.
Nidifica nas pradarias do centro-oeste da América do Norte, migrando durante o inverno boreal entre outubro e março,para o nosso verão na América do Sul, do sul do Trópico de Capricórnio até a Argentina. Pode aparecer em qualquer parte do Brasil como vagante em sua rota migratória, havendo predominância de indivíduos com plumagem juvenil.